sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

As 70 Semanas de Daniel 9:24-27

Setenta semanas estão 1determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer 2cessar a transgressão, para 3dar fim aos pecados, para 4expiar a iniqüidade, para 5trazer a justiça eterna, para 6selar a visão e a profecia e para 7ungir o Santo dos Santos. Daniel 9:24


1 - determinadas: esta palavra é uma tradução do hebraico chathak, que se baseia em um radical que Strong define como significando "cortar" e quer dizer figuradamente decretar, determinar. Porque então os tradutores traduziram esta palavra por "determinadas" quando obviamente significa "cortadas"? A resposta é que passaram por alto a relação que há entre Daniel 8 e 9 e, considerando impróprio traduzir por cortadas, pois não viam nada de que poderiam cortar-se as setenta semanas, deram à palavra seu sentido figurado ao invés do literal. 

Objetivo das 70 Semanas

2 - cessar a transgressão: chegar ao limite da iniquidade. Cessar vem de kala' e significa restringir, limitar, reter, calar, impedir, refrear, proibir. Transgressão vem de pesha e significa rebelião, pecado ou transgressão. O povo judeu alcançaria, até o fim das 70 semanas seu limite da transgressão, ou seja, encheria a taça de sua iniquidade, o que fizeram na rejeição e crucifixão de Cristo.

3 - dar fim aos pecados: o vocábulo hebraico chattah, que se traduz "pecado" neste verso, denota o pecado ou a oferta pelo pecado. Em Levitico 4:3 há um exemplo do emprego da mesma palavra em ambos sentidos no mesmo versículo: "oferecerá pelo seu pecado um novilho ... como oferta pelo pecado". Usa-se a mesma palavra hebraica para ambas as expressões "pecado" e "oferta pelo pecado". Tal uso é comum em todo o Levitico, inclusive no capítulo 16 e outras partes do Antigo Testamento. É claro, pois, que se pode usá-la em Daniel 9:24 como "ofertas pelo pecado", porque certamente concluíram as ofertas pelo pecado quando o grande sacrifício na cruz foi oferecido. 

4 - expiar a iniquidade: expiar vem do hebraico kâphar e significa "fazer reconciliação", logo este texto significa "fazer reconciliação pela iniquidade". Em 2Co 5:18 e Cl 1:22 esta escrito que Deus reconciliou consigo o homem pela morte de Cristo. 

5 - trazer a justiça eterna: manifestada por Cristo em Sua vida sem pecado. 

6 - selar a visão e a profecia: Selar vem de châtham e significa fechar, selar, por um fim. Esta visão e profecia seriam concluídas e se cumpririam por completo. 

7 - ungir o Santo dos Santos: assim como o tabernáculo foi ungido para o serviço típico, o Santuário Celestial precisou ser ungido para começar o serviço antítipico, ou real, quando nosso Sumo Sacerdote iniciou Sua obra misericordiosa de ministrar em benefício dos pecadores.


As 70 Semanas: A história do Ungido e de Jerusalém entrelaçadas

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; (tempo desde a ordem para restaurar e reedificar Jerusalém até o batismo de Jesus [(7+62)*7=483 anos])

as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. (detalhes sobre a reconstrução de Jerusalém, nos primeiros 49 anos da profecia)

Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará (depois dos primeiros 486,5 anos da profecia, conforme predito é morto o Messias, que significa “Ungido” em hebraico);

e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas. (o general responsável pela invasão de Jerusalém no ano 70d.C. foi Tito, que mais tarde tornou-se imperador ao suceder seu pai Vespasiano. A invasão foi tão brutal que a entrada do santuário escorria torrencialmente sangue do povo morto no interior ao tentar se refugiar, sendo dito que a cidade passou por um dilúvio de sangue. O ódio dos romanos foi tanto que seus líderes ordenaram que jogassem sal sobre a cidade e arredores para que nada mais nascesse ali.)

Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares (novamente fala sobre o Messias, profetizando que ele morreria no meio da semana profética, ou seja, depois de 3,5 anos do seu batismo e com sua morte cessaria os sacrifícios, pois o tipo encontraria o antítipo);

sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele. (novamente fala sobre Roma, o abominável da desolação, e sobre a destruição do cerco de Jerusalém) Daniel 9:25-27

Referências:
Uriah Smith, The Prophecies of Daniel and the Revelation - Vol. 1, Chapter 9

(Clayton Farias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...