segunda-feira, 5 de março de 2012

Reforma e reavivamento para Elias


“Elias era homem semelhante a nós, sujeitos aos mesmos sentimentos…” Tiago 5:17
O profeta Elias não viveu no século XXI a.D., mas atravessou por um período de depressão profunda em seu ministério. Ele estava sobrecarregado, trabalhava praticamente sozinho com apenas um associado. Os membros estavam apostados, não havia batismos nem membros em sua igreja.
Elias alcançou grande vitória para o Senhor no Monte Carmelo quando caiu fogo do céu para reivindicar o nome de Jeová como Senhor. No mesmo dia, em resposta a oração do profeta, chuva caiu do céu depois de três anos e meio de estiagem.
Logo depois dessas grandes eventos, Elias foi intimidado pela esposa do líder administrativo de Israel. Cansado, com medo, fugiu para o deserto e para o isolamento. Havia descido para o vale.  Mais do que estressado, exaurido, faminto, ele sentia-se deprimido. Despediu seu servo, queria ficar só. Não contava com o apoio da sua igreja, nem com o colo da sua família. Sem colegas, sem amigos para desabafar, entrou em profunda depressão. Estava no deserto.

Na angústia de sua alma, Elias fez uma oração suicida: “pediu para si a morte, e disse: ‘basta toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que os meus pais.’” (I Rs 19:3) Naquele momento de crise ele pensava que o melhor era morrer. Aquele que nos ama e que ouve todas as orações não atendeu o pedido como ele suplicara. Deus disse ‘não’ a Elias porque Ele sempre tem um plano melhor do que nós podemos pedir ou pensar. Deus não abandonou Seu servo nesse momento crítico.
Em resposta, um anjo foi enviado para ajudá-lo em sua recuperação. O tratamento antidepressivo que Deus providenciou para Elias encontra-se em I Reis 19. Veja uma síntese desses princípios de saúde mental:
Elias precisava de companhia e de ajuda externa. Deus enviou um anjo para acompanhá-lo. (v. 5) O ‘anjo o tocou’. (v. 5) Ele precisava de amizade e colo. O anjo trouxe água e alimentação simples: ‘e viu um pão cozido sobre pedras em brasa, ele comeu e bebeu’. (vs. 5-6) Outro fator importante para renovar as energias mentais foi sonoterapia: Elias ‘tornou a dormir’. (v. 6) Esses procedimentos aconteceram duas vezes, com a ajuda do anjo, dando um sentido de processo para reformular e reeducar seus de hábitos de saúde.
Na segunda aparição, além de repetir os primeiros remédios, o anjo acrescentou atividade física – caminhada: ‘Levanta-te… caminhou quarenta dias e quarenta noites.’ (vs. 7-8) Elias fez jejum prolongado: ‘… e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites.’ (v. 8)  Em resposta ao pedido de Elias para morrer, o anjo falou ‘o teu caminho será sobremodo longo’. (v. 7)
Deus sempre nos apresenta um caminho melhor, para isso é necessário atitude mental positiva diante da vida. Elias foi em busca de um objetivo, tinha um propósito, uma razão para viver: ‘levantou-se, caminhou … até Horebe o monte de Deus’. (v. 8)
Quando Elias chegou a Horebe, como ele não estava totalmente restabelecido, teve uma recaída e voltou a se esconder numa caverna. Então, o próprio Deus fez terapia com Elias – propôs que ele fizesse uma reflexão e reorganizasse seus pensamentos: ‘o que fazes aqui, Elias?’ O profeta desabafou, expressou seus sentimentos, suas mágoas, frustrações e fobias: ‘eu fiquei só e procuram tirar-me a vida’. (v. 14)
O Senhor ouviu pacientemente e deu tarefas, reorganizando o ministério de Elias. Ele deveria sair do território sagrado de Israel e ungir o novo rei sobre a Síria. Deveria visitar o novo líder de Israel e ungi-lo. E deveria encontrar-se com o seu substituto, Eliseu, ungindo-o preparando para ficar em seu lugar. (vs. 16-17)
Finalmente, Deus consola o profeta dizendo que ele não estava só e amplia sua visão apresentado um relatório do seu trabalho: ‘conservei sete mil que não se dobraram a Baal.’ (v. 18)
Deus permite que atravessemos desertos em nossa vida para que vejamos a necessidade de ouvirmos Sua voz. Ele irá produzir reavivamento em nossos hábitos, métodos e planos e, consequentemente, uma reforma em nosso estilo de vida e ministério por meio da Sua Palavra e do Espírito.
Confiemos no Deus de Elias, pois Ele ‘é demasiadamente sábio para errar e extremamente bom para deixar de conceder o melhor aos que andam em retidão.’ (EGW – Esperança para Viver, 84).
Kesil Ebinger é pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...