domingo, 3 de novembro de 2013

A Importância da Pregação Expositiva para o Crescimento Saudável da Igreja - Vídeo


Hernandes Dias Lopes, baseado em Atos 6:4 e em 2 Timóteo 4:2, mostra que a principal tarefa do pastor, presbítero, reverendo, bispo é o ministério da oração e da Palavra. Focando no ministério da Palavra, Lopes afirma que a pregação é essencial para o crescimento saudável da Igreja e que a pregação deve expor, explicar e aplicar o texto bíblico.

Resumo
As tarefas primordiais do pastor, reverendo, presbítero ou bispo são a oração e o ministério da Palavra (Atos 6:4).  Estas são fatores essenciais para uma igreja saudável. Vamos nos concentrar hoje no ministério da Palavra.

O que é Pregação expositiva?
A pregação expositiva pode ser resumida em três pontos:
  1. Ler o texto. Se um pregador lê o texto rapidamente, provavelmente ele pregará algo que não tem nada a ver com o texto.
  2. Explique o texto. Você conhece pregadores que leem o texto, mas pregam algo totalmente diferente? O sermão emana do texto e explica o texto. Não coloque no texto as suas ideias. Não tenha algo pré-concebido na mente e procure um texto para apoiar a sua ideia humana. O verdadeiro pregador é somente um canal explicativo do texto bíblico.
  3. Aplicar o texto. Pregação não é um discurso em um auditório, mas um discurso ao auditório. Uma pregação deve pegar as palavras do passado e aplicá-las  às pessoas de hoje. Mas cuidado, se você não interpretar corretamente o texto, você pode aplicá-lo de forma herética, colocando palavras na boca de Deus.
Por que pregadores não pregam expositivamente?
Alguns dos motivos são:
  • Não é ensinado em muitos seminários.
  • Não tem uma boa biblioteca, nem a leem. Os motivos disso podem ser (1) falta de recursos e (2) desinteresse na leitura.
  • Terrível tensão entre pregação e liturgia (uma hora de música e 10 min. de pregação).
Vantagens da pregação expositiva
Podemos listar no mínimo três vantagens da pregação expositiva:
  1. A grande vantagem da pregação expositiva é que ela almeja ser fiel (“assim diz o Senhor”) e não popular.
  2. Outra vantagem é não ter que ficar cassando a pregação, pois o livro a ser exposto já foi definido previamente.
  3. Também evita melindres, pois é pregado o que está no texto, doa quem doer.
Essas coisas são importantes, mas de nada adiantará se você não colocar seu coração nisso. A pior coisa é ficarmos acostumados com o sagrado – com a santidade da pregação. Você acredita no que você prega? Precisamos desesperadamente de um reavivamento no púlpito. John Wesley dizia: põe fogo no seu sermão ou põe seu sermão no fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...