O Maior Vendedor do Mundo é um livro "best seller" de Og Mandino. Foi publicado pela primeira vez em 1968, e relançado em 1983 pela editora Bantam Books. O livro de 128 páginas é um guia clássico da filosofia de um vendedor; contando a história de Hafid, um pobre guardador de camelos que chega a alcançar imensa riqueza, nos tempos de Jesus Cristo.Embora o nome sugira que se trata de um livro de técnicas de vendas, na verdade é um livro de auto-estima.
Impacto do livro
Por que razão este livro se converteu numa das obras mais vendidas em todo o mundo, e por que companhias gigantescas como Coca-Cola e Volkswagen compraram milhares de exemplares? Consta que certa empresa adquiriu, ela apenas, trinta mil exemplares! Nesta obra, Mandino demonstra que a satisfação e o bem-estar resultam do fato de o homem haver encontrado a sua verdadeira personalidade e emoções e as ter aplicado na sua vida diária. Logrado tal intento - assegura o autor - todos os demais benefícios de ordem material são simplesmente uma consequência logica.
A filosofia
O livro apresenta sua filosofia para o sucesso na atividade de vendas (assim como a do sucesso em qualquer atividade) por meio de dez pergaminhos que conteriam as chaves para o sucesso:
- Adquirir bons hábitos: "formarei bons hábitos e me tornarei escravo deles"
- Amar: "Saudarei este dia com amor no coração."
- Persistência: "Persistirei até vencer.", em algumas edições "Persistirei até alcançar êxito."
- Ter-se como um milagre: "Eu sou o maior milagre da natureza." (Conceito que retorna em seu outro livro, "O Maior Milagre do Mundo".)
- Aproveitar o tempo: "Viverei hoje como se fosse meu último dia."
- Controlar as emoções: "Hoje serei dono de minhas emoções.", em algumas edições "Hoje serei senhor de minhas emoções."
- Rir das adversidades: "Rirei do mundo."
- Gerar valor: "Hoje centuplicarei meu valor."
- Agir: "Agirei agora."
- Fé - neste pergaminho, Mandino demonstra sua principal orientação, que baseia-se em diversos princípios do Cristianismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário