Mais um livro! Exclamará alguém.
Haverá necessidade para este trabalho?
Sim, há e muita, mas prefiro que você mesmo dê a resposta após a sua leitura.
Quero fazer minhas as palavras introdutórias do livro Princípios de Interpretação Bíblicade Louis Berkhof:
"Em nossos dias a maior parte da confusão no terreno religioso e na aplicação dos princípios bíblicos tem suas raízes na má interpretação da Palavra de Deus. Isto é verdade até mesmo nos círculos que aceitam firmemente a infalibilidade das Escrituras Sagradas''.
Se um nome apropriado pudesse ser dado ao presente trabalho creio que o melhor seria – Tentativas para Explicar Passagens Difíceis da Bíblia. Por que tentativas? Porque se todo o estudante, em qualquer ramo do saber, sente sua limitação diante da vasta imensidão do saber, muito mais o pesquisador da Bíblia sente a sua pequenez para exaurir da Fonte Sagrada do Saber todas as riquezas espirituais da Revelação Divina.
Estas páginas foram escritas com a esperança de que elas possam ajudar a compreender passagens bíblicas que sempre preocuparam os que manuseiam a Palavra de Deus. Se elas ajudarem a solucionar inquietações doutrinarias, estou satisfeito, porque como bem declarou Louis Courier:
"Qualquer produção do nosso espírito, uma vez que possa tornar-se útil, está por si mesma justificada".
Se este objetivo não for alcançado, ao menos estou satisfeito, porque lutei com esta finalidade.
Esta é apenas uma abertura do caminho, porque com a ajuda divina almejamos prosseguir até alcançar resultados mais positivos. Sei também que precisaria de mais tempo investigando e refletindo sobre alguns dos temas expostos, mas se fosse esperar pela completa realização de tudo quem se animaria a escrever?
Palavras apresentadas na edição do primeiro volume em 1980. Em 198l apareceu o segundo volume. Sendo que ambos se esgotaram, achei melhor fundi-los em um só, para isto retirando alguns capítulos e acrescentando outros. Sugestões foram feitas para que apresentasse as apostilas em formato de livros, e por julgá-las vantajosas foram aceitas.
Ao compulsar este trabalho, o prezado leitor perceberá que alguns assuntos são difíceis, por requererem seleção de muito material existente.
Procurei, na preparação dos diversos capítulos, dar especial atenção as nossas fontes de informação, como o SDABC, Ministério Adventista, escritos do Espírito de Profecia, Dicionários e Comentários Gregos, bem como estudos de autores conservadores afinados com as doutrinas das Escrituras Sagradas.
No estudo de textos difíceis lembremo-nos sempre da seguinte
declaração.
"Algumas passagens da Escritura nunca serão perfeitamente
compreendidas até que, na vida futura, Cristo as explique. Há mistérios a serem elucidados, declarações que a mente humana não pode harmonizar."
– Obreiros Evangélicos, pág. 312.
Agradeço a Deus porque esta pesquisa foi útil para mim e almejo que o seja também a todos os que desejam entender melhor os escritos divinos.
Detalhes do Livro
Autor: Pedro Apolinário
Número de Páginas: 260
Nenhum comentário:
Postar um comentário